top of page

Declaração de Santa Fé encerra a XXI Cúpula de Mercocidades

  • balancocri
  • 28 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

Luiz Jácome, gerente de Relações de Imprensa da Secretaria de Comunicação, representou Guarulhos no evento

Depois de três dias de intensos debates e acordos em torno do presente e futuro da região, com participação de mais de 130 cidades de América do Sul, entre elas Guarulhos, foi encerrada na sexta-feira, dia 25, a Cúpula de Mercocidades de Santa Fé, com uma declaração que expressa o compromisso de construir cidades mais resilientes. A partir daí, a necessidade de se trabalhar no sentido de melhorar a educação, a promoção cultural, a geração de oportunidades de emprego, a construção de um ambiente urbano sustentável, e ainda foi estabelecida a base para implementação de políticas de inclusão social.


O fechamento da Cúpula também marcou a passagem da presidência da rede da cidade de São Paulo para Santa Fé, na Argentina, que exercerá essa função até novembro de 2017, sob a coordenação do prefeito José Corral. Na oportunidade, também foi definida a cidade argentina de Córdoba para sediar a próxima cúpula em novembro do ano que vem.


Atividades

A Assembléia Geral oficiou no encerramento da Cúpula, realizada no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Nessa ocasião, a prefeita de Rosário, Monica Fein, acompanhada por chefes do executivo da região, leu uma declaração em que as cidades salientam a importância de assumir o desafio de fortalecer as políticas locais de prevenção e cuidados com mulheres, pessoas LGBT e vítimas de violência de gênero. O documento prevê a integração da paridade de gênero em espaços de participação e de condução.


Outro destaque foi a aprovação do primeiro programa de cooperação regional Sul-Sul, cuja rede irá operar a partir de 2017, com o objetivo de promover e fortalecer o apoio técnico entre as cidades, o desenvolvimento de projetos regionais, iniciativas inclusivas, treinamento e financiamento para projetos inovadores.


Durante a XXI Cúpula, se discutiu a necessidade de combater os principais problemas que enfrentam hoje as cidades da região, como o desemprego, as desigualdades e o impacto da mudança climática, reafirmando a necessidade de mais acesso a financiamentos e ampliar as competências para a gestão eficiente dos municípios.


A resiliência no âmbito da integração regional foi o tema da conferência. A declaração final alerta sobre a necessidade de promover sociedades resilientes a partir de uma concepção mais ampla do termo, não só abordar os fenômenos naturais (terremotos, inundações, maremotos, etc.), mas também levar em conta as tensões vividas por cidades com o desemprego, crime, tráfico de drogas, a marginalização, a falta de infraestruturas básicas, entre outros.


Guarulhos

A participação de Guarulhos se envolveu diretamente no trabalho do Grupo de Comunicação da Rede, por meio do jornalista Luiz Jácome, gerente de Relações de Imprensa, da Secretaria de Comunicação. Ele ainda atuou nas oficinas da Unidade Temática de Desenvolvimento Econômico, visitando o Parque Tecnológico do Litoral Centro e o Mercado Municipal Norte, que foi restaurado e abriga microempreendedores. Jácome ainda deliberou na reunião de cidades brasileiras, onde foram estabelecidas as atribuições dos municípios para a gestão 2017 da Mercocidades.


Integraram a Cúpula, nesta XXI edição, autoridades e representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai, junto a convidados especiais de diversas organizações regionais e mundiais.

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page