top of page

Guarulhos tem história na Rede de Mercocidades


A cidade de São Paulo sediou a XX Cúpula em 2015

Na próxima quarta-feira, dia 23, a cidade de Santa Fé, na Argentina, abre os trabalhos para a XXI Cúpula de Mercocidades, que reunirá representantes de mais de cem municípios da América do Sul até a próxima sexta-feira, dia 25. Além de prefeitos e técnicos em diversas áreas, haverá também a participação de diversos órgãos internacionais com o objetivo de discutir os desafios e as experiências bem-sucedidas na gestão pública. O tema neste ano é "Construindo sociedades resilientes no âmbito da integração regional”.


A Rede de Mercocidades, cuja sede fica em Montevidéu, capital do Uruguai, comemorou 21 anos de existência no último dia 15 de novembro e tem deixado um legado importante na integração regional da América do Sul. Agrega mais de 300 cidades de dez países, sendo 85 brasileiras. Guarulhos também faz parte dessa história, estando vinculada ao órgão desde 1999 e participado de ações importantes ao longo desse período.


Santomauro (centro) diz que a cidade só teve a ganhar na Mercocidades


Atividades

Guarulhos tem papel importante na Mercocidades. De acordo com o coordenador municipal de Relações Internacionais, Fernando Santomauro, o município é protagonista na Rede. “A cidade tem participação marcante, principalmente após 2009, quando foi eleita representante brasileira no Conselho (órgão de decisões estratégicas sobre a integração regional das cidades da América do Sul) de 2009 a 2015. Além disso, coordenamos os Grupos de Trabalho de Economia Solidária e da Pessoa com Deficiência, além das Unidades Temáticas de Desenvolvimento Econômico Local e, posteriormente, de Educação”, explica.


Para Santomauro, essa relação com a Mercocidades trouxe e traz bons resultados para a cidade. “A participação na Rede possibilitou o contato técnico com boas experiências internacionais, de cidades com realidades semelhantes à nossa, e permitiu ainda que Guarulhos qualificasse suas políticas públicas em diversas áreas e estabelecesse parcerias estratégicas com entidades internacionais e da sociedade civil”, reforça.


“No contexto da Rede, promovemos rodadas de negócios entre pequenas e médias empresas da região; realizamos eventos para discutir o uso da tecnologia na educação pública, fomos selecionados para participarmos de projetos internacionais (com financiamento proporcionado pela entidade) nas áreas de agricultura urbana, direitos humanos, combate ao tráfico de pessoas, orçamento participativo e cooperação regional. Tudo isso fez com que a experiência de Guarulhos na Mercocidades seja extremamente positiva, qualificando seus gestores, trazendo financiamento internacional em projetos que melhoram a vida dos cidadãos guarulhenses e trabalhando para a integração sul-americana de maneira cidadã e participativa”, finaliza Santomauro.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page