top of page

   Como resultado de um sólido processo de internacionalização, se seguiu também o avanço institucional da área na Prefeitura, e em 26 de abril de 2005 foi criada a Coordenadoria de Relações Internacionais, sob a coordenação de Eduardo Mancuso, ex-Secretário de Relações Internacionais de Porto Alegre. A partir daí, a área de relações internacionais, com status de Secretaria, ligada diretamente ao Prefeito, e com orçamento próprio, continuou os seus trabalhos até hoje.

   Apesar da cidade de Guarulhos, pelo menos desde a criação de seu aeroporto internacional em 1984, ser um ponto de chegada de milhares de pessoas de outros países por dia, o que internacionaliza também sua economia e seu cotidiano, uma política mais consistente de relações internacionais na Prefeitura de Guarulhos só surgiu a partir de 2000, na gestão do ex-prefeito Elói Pietá.

   A atuação internacional de Guarulhos teve seu início com a criação do Núcleo de Apoio à Mobilização de Recursos da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento, sob a responsabilidade do então Secretário-Adjunto para Cooperação Internacional e Captação de Recursos, Luiz Carlos Fabbri.

   Nessa fase embrionária das relações internacionais na sua Prefeitura, Guarulhos começou a ter um forte trabalho de inserção internacional por meio da participação ativa do seu Prefeito e de suas Secretarias em diversos espaços internacionais de cidades e de países. Além disso, a cidade candidatou-se a diversos projetos internacionais, tendo êxito na captação de recursos para melhoria de suas políticas mais prioritárias. Como resultado dessa inserção, Guarulhos também começou a cooperar bilateralmente com cidades do mundo que apresentavam soluções inovadoras em suas gestões, ou que buscavam nas políticas de Guarulhos uma inspiração para mudarem suas realidades locais.

CRIAÇÃO DA COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE GUARULHOS

bottom of page