top of page

Cooperação Internacional

Avellaneda – Argentina:

www.avellaneda-ba.gov.ar

   Cidade argentina localizada na área metropolitana da grande Buenos Aires, é um importante núcleo de concentração industrial e comercial. Atualmente a cidade é um dos maiores centros de emprego da Argentina.

   A cooperação entre Guarulhos e Avellaneda teve início em 2003 e visa a aproximação comercial, o desenvolvimento tecnológico e a promoção de políticas públicas que atendam às necessidades da população, além de ter finalidade de facilitar a comunicação entre as duas prefeituras.

 

Boyeros – Cuba:

   Cidade cubana localizada na província de Havana que hospeda o aeroporto internacional José Martí, também conhecido como Aeroporto de Boyeros, o mais importante do país. Além de se destacar como polo aeroportuário, Boyeros possui destaque em indústrias de materiais de construção, celulose e um centro científico de grande importância no Instituto de Investigações Fundamentais para Agricultura Tropical (INIFAT). O município cubano tem políticas sociais proeminentes nas áreas de educação, saúde, cultura e esportes.

   O Convênio firmado por Guarulhos e Boyeros em 2005, com o apoio do legislativo de Guarulhos, serve de base para promoção das relações comerciais, do intercâmbio cultural, econômico, social e da difusão de informações turísticas.

 

Cuenca – Equador:

www.municipalidadcuenca.gov.ec

   Terceira maior cidade equatoriana, Cuenca está localizada na Cordilheira dos Andes, a 2550 metros acima do nível do mar. Seu centro histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999. Cuenca possui uma das mais amplas coberturas de serviços básicos do Equador, tanto na zona rural quanto urbana. O município é um amplo centro universitário, cultural, comercial, além de ser conhecido pela grande produção dos chapéus-panamá.

   A cooperação entre Guarulhos e Cuenca teve início em 2007 tendo como finalidade estabelecer intercâmbio e cooperação nas áreas de saúde, transporte e cultura e promover a troca de experiências em políticas públicas bem sucedidas.

 

Ecatepec – México:

www.ecatepec.gob.mx

   Ecatepec de Morelos está localizada na área metropolitana da Cidade do México, seu cenário social é similar ao de Guarulhos na medida em que enfrenta os problemas urbanos causados pelo rápido crescimento populacional e grande parte de seus habitantes se deslocam diariamente para a capital para estudar ou trabalhar. Apesar disso o município tem uma grande quantidade de indústrias, principalmente de médio e pequeno porte, sendo o 4º mais industrializado do país, servindo de base para a economia junto com o comércio e os serviços.

   O acordo entre Guarulhos e Ecatepec foi firmado em 2007 visando promover maior cooperação nas áreas de democracia participativa, desenvolvimento urbano econômico social e cooperação técnica, estimular o desenvolvimento e intercâmbio de programas e políticas sociais e aprofundar o conhecimento entre as cidades para possibilitar trocas de experiências.

 

Maputo – Moçambique:

www.cmmaputo.gov.mz

   Capital e maior cidade de Moçambique, Maputo também é o principal centro financeiro, empresarial e comercial do país. Contudo enfrenta alguns problemas urbanos e sociais como transporte, saneamento básico e saúde, prevalecendo grande número de portadores de HIV. A cidade concentra uma grande rede de serviços, nela estão localizados o Porto de Maputo, segundo maior da costa oriental da África, interligado a três linhas ferroviárias que fazem conexão com África do Sul, Zimbábue e Suazilândia, e o Aeroporto Internacional de Maputo, maior do país.

   A cooperação entre Guarulhos e Maputo se firmou em 2007 com a intenção de, por um lado, estimular melhorias em questões urbanas como aglomerados humanos informais, gestão de resíduos sólidos e transportes. Por outro lado, a troca de experiências no que se refere à qualificação de profissionais, orçamento participativo e promoção de relações comerciais e industriais também estão inclusas no acordo, visando atingir os objetivos do milênio.

 

 

Mejicanos – El Salvador:

www.mejicanos.gob.sv

   Cidade pertencente à área metropolitana de San Salvador, sua economia baseia-se principalmente no comércio contando com quatro mercados municipais, existe um grande setor de comércio informal e sua indústria ainda é incipiente. Sofre com carências principalmente nas áreas de saúde e educação e com as consequências de um crescimento urbano desordenado.

   O acordo firmado em 2006 entre os municípios de Guarulhos e Mejicanos foi pautado sob as bases de desenvolvimento urbano e econômico, intercâmbio técnico, promoção das áreas de esporte, cultura, meio ambiente, de políticas e programas sociais, além de cooperação internacional.

 

Nanterre – França:

www.nanterre.fr

   Localizada na Île-de-France, região de Paris, Nanterre é um grande polo estudantil e recebe significativo número de estrangeiros por ser onde se situa a Universidade de Paris X – Nanterre. O município francês tem bons indicadores sociais e uma política ambiental destacada.

   O acordo de cooperação entre Guarulhos e Nanterre datado de 2007 prevê que sejam postas em prática ações de interesse comum em áreas como o desenvolvimento econômico, políticas sociais inclusivas, programas em prol da juventude, do lazer e esporte, em defesa das identidades culturais, e estimular a cooperação entre os municípios progredindo em setores sensíveis como instituições educacionais e formação profissional.

 

Quito – Equador:

www.quito.gov.ec

   Capital e centro político do Equador, é a segunda cidade mais elevada do mundo, estando a 2850 metros acima do nível do mar. É um importante polo turístico, com destaque para seu centro histórico que foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1978, e por isso desfruta de variada oferta de hotéis e restaurantes. A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional Mariscal Sucre. Possui um importante centro financeiro e comercial, além de se beneficiar da exportação de petróleo, importante para o desenvolvimento da cidade.

   A cooperação entre Guarulhos e Quito acordada em 2004, tem como objetivo aprofundar os laços já existentes entre as cidades, fortalecer a integração latino-americana a partir de atividades comuns, e partindo do princípio que os municípios têm interesses convergentes, eles se comprometem a atuar em prol da cooperação em áreas como segurança cidadã, desenvolvimento econômico urbano associado ao desenvolvimento aeroportuário, intercâmbio técnico, promoção das relações comerciais e políticas sociais em geral.

bottom of page