Guarulhos recebe consulado móvel da Bolívia
- balancocri
- 30 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

A Sala de Artes, do Centro Educacional Adamastor Centro, permaneceu cheia durante todo o domingo, dia 26 de junho, com a realização do Consulado Móvel da Bolívia no local. O evento teve por finalidade fornecer documentação da vida civil para cidadãos bolivianos, cuja comunidade é bastante representativa em Guarulhos e em outras cidades da região metropolitana de São Paulo.
Na oportunidade, os bolivianos residentes na cidade e em regiões próximas puderam obter certidões de nascimento de seus filhos, de matrimônio e de óbito, além de informações gerais sobre legalização de documentos de migração de uso doméstico e turístico. No total, foram realizados 101 registros de nascimentos, além da disponibilização de 18 certidões de nascimento e 1 certidão de casamento.

A iniciativa foi realizada pelo Consulado Geral do Estado Plurinacional da Bolívia em São Paulo, com apoio da Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Guarulhos. É a segunda vez que a Coordenadoria promove essa modalidade de atividade. Em 2010, foi realizado o Consulado Móvel do Paraguai em Guarulhos, durante o qual os cidadãos paraguaios residentes em Guarulhos tiveram à disposição informações referentes à regularização de documentos para residência temporária no Brasil. À época, o Consulado do Paraguai em São Paulo justificou a ação ao informar que a quantidade de imigrantes em Guarulhos é tão grande quanto na capital.
Ainda no âmbito dos imigrantes, atualmente, a Coordenadoria de Relações Internacionais, juntamente com a Secretaria de Governo, está apoiando a realização do Fórum Social das Migrações que ocorre em São Paulo na próxima semana, entre os dias 7 e 10 de julho. O coordenador de Relações Internacionais Fernando Santomauro representará a cidade no evento através de sua participação na mesa “Migrações e Direito à Cidade”, no sábado, dia 9.
A COMUNIDADE BOLIVIANA NA GRANDE SÃO PAULO
Os bolivianos ocupam hoje o segundo lugar no ranking de chegada ao país, atrás apenas dos haitianos. De acordo com uma reportagem do jornal Gazeta do Povo, em 2014, o número de imigrantes bolivianos na Grande São Paulo podia chegar à época a meio milhão de pessoas, segundo dados não-oficiais da comunidade estabelecida na cidade. Mesmo os dados oficiais do Consulado da Bolívia apresentavam uma panorâma bastante expressivo, com 340 mil bolivianos vivendo na região.
O Consulado da Bolívia em São Paulo estima que cerca de 70 mil cidadãos do país e descendentes vivem atualmente em Guarulhos. Segundo dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior concentração dos imigrantes é nos bairros Jardim Bela Vista, São João, Cumbica, Água Chata, Pimentas e Bonsucesso. Além disso, a cidade conta com uma instituição específica para essa comunidade, a Associação dos Residentes Bolivianos de Guarulhos, fundada em 2012 pelo brasileiro Felipe Prado. A organização busca oferecer suporte jurídico e assistência social para a população boliviana da cidade, além de possuir parcerias com bancos a fim de facilitar a abertura de contas para essa população.
Para os interessados que queiram entrar em contato com o Consulado da Bolívia em São Paulo, o telefone é (11) 3289-0443. O atendimento também pode ser realizado pelo e-mail: conbolsp@gmail.com.
Comments