Projeto de Guarulhos e Dondo é escolhido para participar do Fórum Urbano Mundial
- balancocri
- 21 de mar. de 2014
- 2 min de leitura
A parceria entre as cidades de Guarulhos e Dondo, em Moçambique, foi escolhida para apresentar o projeto de cooperação Sul-Sul entre cidades no Fórum Urbano Mundial, que ocorrerá em Medellín, na Colômbia, entre os dias 5 a 11 de abril. Por meio da proposta “Melhoria das Capacidades de Autoridades Locais de Brasil e Moçambique como Atores da Cooperação Descentralizada”, as cidades tiveram a oportunidade de se candidatar para apresentar o trabalho conjunto nesse evento internacional.
O projeto é financiado pela União Europeia, Ministério das Relações Exteriores da Noruega e Aliança das Cidades. A coordenação é uma colaboração entre as associações Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Associação de Municípios de Moçambique (ANAMM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em colaboração com Arquitetos sem Fronteiras – Catalunya (ASF-C) e Rede de Cidades Intermédias (CIMES).
Com o tema “Igualdade Urbana no Desenvolvimento: Cidades para a Vida”, a 7ª edição do Fórum Urbano Mundial é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) e por ser um evento de grande dimensão, já estão confirmadas a participação de 100 ministros, 500 prefeitos e quatro chefes de Estado. Serão discutidos temas como planejamento urbano, a equidade, a segurança, a mobilidade e a gestão de serviços básicos.
A diretora do Orçamento Participativo da Prefeitura de Guarulhos, Katia Lima, será a representante da cidade na palestra intitulada “Promovendo Parcerias para a Profissionalização da Cooperação Internacional Descentralizada em Planejamento e Gestão Urbana. Experiências na América Latina e África com foco em Moçambique e Brasil”com intuito de compartilhar a experiência de cooperação com foco na participação da comunidade, desenvolvimento e sustentabilidade. A palestra contará ainda com a experiência específica do eixo de Orçamento Participativo desenvolvido no “Projeto de Cooperação pelas Cidades de Guarulhos e Dondo”.
Katia Lima ressaltou a importância da construção coletiva da proposta apresentada, que envolveu diferentes áreas de ambos os governos locais, dentre elas, o trabalho conjunto entre o Orçamento Participativo e a Coordenadoria de Relações Internacionais. Ela enfatizou a forma democrática com a qual a seleção foi realizada.
No âmbito das Relações Internacionais, as características e o pró-ativismo de Guarulhos no cenário global levaram a cidade a assumir um papel protagonista, fortalecendo intercâmbios e iniciativas de cooperação internacional. Focando na cooperação descentralizada com América Latina e África, o Governo Municipal de Guarulhos valoriza as relações Sul-Sul para o mútuo desenvolvimento das capacidades dos parceiros desenvolvidos.
Comments