Guarulhos realiza Seminário Internacional de Agricultura Urbana
- balancocri
- 30 de mai. de 2012
- 2 min de leitura

Lourdes Almeida agradeceu ao apoio da Mercocidades e da União Europeia ao programa que vai emancipar muitas mulheres/fotos: Vera Jursys
O programa de agricultura urbana Guarulhos Semeando o Futuro, das coordenadorias do Fundo Social de Solidariedade e de Relações Internacionais, é tema de seminário internacional que se iniciou nesta quarta-feira (30), e se encerra na sexta-feira (1º), das 9 às 17 horas, no Teatro Adamastor Centro, que fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Centro.
O evento é o início de um processo de capacitação de mulheres beneficiárias dos programas de transferência de renda do município em técnicas básicas de cultivo agroecológicos em áreas urbanas.
Guarulhos Semeando o Futuro é programa coordenado pela Prefeitura de Guarulhos em parceria com as cidades de Belo Horizonte (MG) e Rosário (Argentina). A ação, que é financiada pela Rede Mercocidades e pela comissão Europeia com recursos de 50 mil reais, tem a finalidade de capacitar os gestores públicos e mulheres chefes de família sobre as práticas de agricultura urbana.
Participam do evento Milton Rondó Filho, coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome, do Ministério das Relações Exteriores, Antonio Lattuca, coordenador do Programa de Agricultura Urbana de Rosário (Argentina) e Wander Resende, professor e técnico agrícola responsável pelas capacitações e implantação de hortas urbanas em Belo Horizonte.

Na programação desta quarta-feira foram realizadas visitas técnicas às propriedades dos produtores assistidos pelo Programa Agricultura Urbana, Periurbana e Familiar(PAUPF) da Prefeitura de Guarulhos. Foi preparado também pelo Fundo Social café orgânico para degustação dos presentes.
Na solenidade, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Lourdes Almeida, agradeceu o apoio da Rede Mercocidades ao programa que tem grandes objetivos. “Nós vamos contribuir para a emancipação de muitas mulheres, promover trabalho e renda. Além disso, vamos promover a agricultura familiar como contraponto à monocultura e ao latifúndio”, concluiu.
Para está quinta-feira (31) estão agendados: intercâmbio de experiências no setor entre técnicos e gestores de Rosário, Belo Horizonte, Guarulhos e instituições convidadas; palestras com destaque para a que acontece a partir das 14h30, tratando da participação da mulher na agricultura urbana, e da agroecologia como ferramenta de desenvolvimento sustentável.
Na sexta-feira (1º), acontece oficina de capacitação, além de palestras e apresentação das próximas fases do projeto.
Comments