top of page

Guarulhos participa de seminário internacional sobre tráfico de pessoas e turismo sexual

  • balancocri
  • 11 de jan. de 2013
  • 2 min de leitura

Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura representou Guarulhos no evento

A cidade de Guarulhos, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais, participou em dezembro do Seminário Internacional do Projeto de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Turismo Sexual (ETTS), realizado em Fortaleza, no Ceará. Também marcaram presença no encontro representantes locais da Coordenadoria de Projetos Especiais, Relações Institucionais e Internacionais, e Secretaria de Políticas para as Mulheres, de Recife (PE), além da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e dos países da Espanha, Itália e Romênia.


Na ocasião foram apresentados os resultados das ações desenvolvidas por cada parceiro na pesquisa relativa ao primeiro ano do projeto, que objetivou o diagnóstico acerca do fenômeno “tráfico de pessoas” em cada país. Debates sobre campanhas de sensibilização e compartilhamento de experiências fizeram parte da programação. Os participantes também fizeram visitas técnicas ao Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Sexual - Francisca Clotilde,e ao Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ceará.


Na Universidade Federal do Ceará foi realizada uma conferência pública sobre o “Tráfico de Mulheres e Turismo Sexual no Brasil”, contando com a participação das secretárias de Políticas Públicas para as Mulheres de Fortaleza e Recife, Raquel Viana e Rejane Pereira, respectivamente. Tatiana Raulino, Antonio Máspoli, Giuliana Balestrino, Rocco Padovano e Emanuela Bonini, pesquisadora da Universidade de Gênova (Itália) e coordenadora da pesquisa do projeto ETTS, também participaram do evento.


Ao apresentar as ações desenvolvidas em Guarulhos foram destacados o comprometimento do Grupo Intersetorial em todas as etapas e o apoio institucional da Secretaria Nacional de Justiça (MJ), do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de São Paulo e da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (ASBRAD), OnG da cidade que trabalha na promoção dos direitos humanos e de renomada expertise no tema.


Ao final foram traçadas as ações para o ano de 2013, último do projeto, com uma vasta programação envolvendo os atores governamentais e não governamentais. O projeto é co-financiado pela Comissão Europeia e coordenado pela cidade de Gênova, na Itália. A iniciativa faz parte do programa de cooperação internacional “100 Cidades para 100 Projetos – Itália Brasil”.



Comentários


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page