top of page

Comitiva africana encerra visitas na cidade

  • balancocri
  • 2 de jul. de 2012
  • 2 min de leitura

A comitiva africana, composta por especialistas da área de resíduos sólidos das cidades de Maputo e Matola, e a equipe técnica de Seine Saint-Denis encerraram na última sexta-feira (29) sua estada em Guarulhos.


A vinda da comitiva ao município faz parte de um acordo de cooperação descentralizada trilateral entre Brasil, França e Moçambique, aprovado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que prevê visitas técnicas e um maior intercâmbio entre as cidades. Esta é a segunda vez que a comitiva vem ao país. A visita foi coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos e pela Coordenadoria de Relações Internacionais. O 1º encontro aconteceu em abril e tinha por proposta a capacitação do grupo na área de resíduos sólidos.


Desta vez, o foco foi a coleta seletiva, com a destinação correta dos materiais, geração de renda e inclusão social de catadores. A comitiva fez visitas técnicas a uma cooperativa de catadores formada após a extinção do lixão em Embu – a Coopermape. Ocasião em que conheceu um pouco sobre as políticas públicas empregadas no processo. O grupo conheceu também a Escola Pública de Trânsito, o Centro de Educação Unificado Ponte Alta, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Pimentas e São João. Além de capacitar, a proposta era mostrar que as ações não são desenvolvidas de forma isolada, elas são interdisciplinares e precisam do envolvimento de todos os setores.


Segundo a secretária de Serviços Públicos, Maria Helena Ribeiro, a ação foi bastante satisfatória. “A minha avaliação para esta segunda semana de trabalhos é muito positiva para as três equipes, não só para os representantes de Moçambique e da França, mas para Guarulhos também, pois é uma forma de fortalecimento do plano diretor de resíduos da nossa cidade”, enfatiza.


Representaram a cidade de Maputo a chefe de departamento Isabel Kinblim, a técnica Florência Francisco, do setor de planificação e monitoramento; o chefe de departamento Domingos Chivambo e a chefe de repartição Domingas Romão, ambos da área de gestão de resíduos sólidos. A cidade de Matola foi representada pelo vereador Vitorino Carapeto e pela técnica de vereação Célia Carlos Beira, do pelouro de Salubridade, Ambiente, Parques e Jardins Municipais; pela supervisora do Sector de Salubridade, Patrícia da Conceição Machai Mazivila, e pelo fiscal do Sector da Salubridade, Antunes Paulino Novirouane. De Seine Saint-Denis vieram Benjamin Boël, da área de educação ambiental e saneamento, e Marie Hélène Chambrin.


Nesta etapa ficou acertada que haverá uma visita técnica de profissionais de Guarulhos e de Seine Saint-Denis a Maputo e Matola na última semana de agosto, para fazer uma avaliação dos avanços.


Comentarios


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page