Unidade Temática de Desenvolvimento Econômico Local da Rede Mercocidades se reúne em Guarulhos
- balancocri
- 7 de out. de 2014
- 2 min de leitura
Entre os dias 17 a 19 de setembro, representantes de governos locais pertencentes à Rede Mercocidades se reuniram em Guarulhos durante a 1ª Rodada Internacional de Negócios, que contou com a participação de empresas argentinas e uruguaias, além de empresas da região metropolitana de São Paulo. A abertura da Rodada ocorreu na noite do dia 17 e teve a presença do Alto Representante do Mercosul, Ivan Ramalho, e de importantes parceiros do Mercosul e do continente africano.
Além do prefeito Sebastião Almeida, a mesa de abertura do evento contou com as presenças do cônsul geral do Equador em São Paulo, Wladimir Vargas Anda, do conselheiro comercial da Embaixada de Moçambique, Jaime Victor Nicol's, do intendente de Mocoretá (Argentina), Fabio Lovatto, e do coordenador da UTDEL, Luis Garrido (de Canelones, Uruguai).
Autoridades empresariais guarulhenses também participaram da mesa, entre eles estavam o presidente da Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (Agende), Aarão Ruben, e o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Carlos Almir Dias. Também estiveram presentes representantes de governos locais de Contagem (MG), Mauá, Osasco e Santo André, de Malvinas e Mocoretá, da Argentina, e Canelones e Colonia de Sacramento, do Uruguai.
O alto representante do Mercosul, Ivan Ramalho, expôs dados sobre as relações comerciais intrabloco, favoráveis às indústrias locais e empregos qualificados que estas trazem, além de observar a expansão gradativa do bloco, com o ingresso de países como Suriname e Guiana. Ramalho também enfatizou a constante preocupação com o lado social do Mercosul, com a criação do Instituto Social do Mercosul e do Fundo para a Convergência Estrutural (FOCEM), como instrumento fundamental que diminui as disparidades internas entre os países mercosulinos.
A presença do Cônsul Geral do Equador em Guarulhos, cidade que possui acordos de cooperação com cidades equatorianas de Quito e Cuenca, também mostrou a vontade de aproximação das cidades e empresas equatorianas com a rede Mercocidades. As atividades da UTDEL em Guarulhos também marcaram o fortalecimento das possibilidades de relação entre Mercocidades e cidades africanas, com a presença do Conselheiro Comercial da Embaixada de Moçambique e do gerente geral da Câmara de Comércio Brasil-Moçambique durante todas as atividades. A cidade de Guarulhos possui acordo de cooperação técnica com cidades moçambicanas de Maputo, Matola, Nampula e Dondo, nas áreas de orçamento participativo, planejamento urbano e resíduos sólidos.
Na manhã do dia 18, enquanto a Rodada estava ocorrendo, a UTDEL teve uma agenda paralela, visitando a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, conhecendo sua estrutura e sua atuação. Na parte da tarde, a reunião da Unidade Temática de Desenvolvimento Econômico Local aconteceu no Centro de Educação Unificado (CEU), no bairro de Pimentas. No encontro, que contou com a presença de novas cidades, surgiram recomendações para realizações de Rodadas de Negócios constantes e itinerantes e da necessidade de aprofundamento da sistematização e coordenação dos dados econômicos das cidades participantes. Por fim fez-se um balanço positivo das atividades da UTDEL durante 2014, com duas rodadas de negócio (em Santa Fé e agora em Guarulhos), e uma reunião presencial.
Na noite do mesmo dia, os empresários e secretários de desenvolvimento econômico foram recebidos pelo CIESP-Guarulhos (Centro de Indústrias do Estado de São Paulo) e conversaram com representantes da indústria local. Na manhã do dia seguinte, tiveram a oportunidade de fazer duas visitas às indústrias Maggion (pneus) e a Damapel (papel higiênico).
Comments