Almeida recebe delegação de Moçambique que participa de visita técnica na cidade
- balancocri
- 30 de jul. de 2014
- 2 min de leitura

Foto: José Luiz
O prefeito Sebastião Almeida recebeu na última segunda-feira (29) a delegação da cidade de Nampula (Moçambique), que chegou à cidade no último domingo para uma visita técnica do projeto “Melhora das Capacidades de Autoridades Locais de Brasil e Moçambique como Atores da Cooperação Descentralizada”.
Na conversa com a delegação moçambicana, o prefeito ressaltou que a cooperação Sul-Sul é uma prioridade para Guarulhos, permitindo repensar e melhorar as ações já em andamento, gerando aprendizado mútuo, além de enfatizar a necessidade da participação popular no processo.
A coordenadora da delegação, Maria José Moreno Cuna, destacou que a experiência em Guarulhos é de extrema importância, refletindo diretamente na melhoria dos serviços à população de Nampula.
Além do encontro com o prefeito, o grupo conhecerá a experiência da gestão guarulhense em algumas secretarias como a de Governo, Serviços Públicos e Habitação e também o Restaurante Popular e as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). A visita é coordenada pelo diretor do Departamento de Gestão Urbana da Prefeitura, Plínio Soares.
Guarulhos é uma das cinco cidades brasileiras participantes do projeto, financiado pela Comissão Europeia, com a coordenação e implementação da Rede Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Associação de Municípios de Moçambique (ANAMM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em colaboração com os "Arquitetos sem Fronteiras – Catalunya – (ASF-C)" e com a rede de Cidades Intermédias (CIMES).
A cooperação com cidades africanas ocorre desde 2008, com a assinatura do acordo com a cidade de Maputo e prestação de assistência técnica nas áreas de habitação, transporte e resíduos sólidos. Em 2012, Guarulhos cooperou com o departamento francês de Seine-Saint-Denis e as cidades moçambicanas de Maputo e Matola na área de resíduos sólidos.
A delegação, que ficará em Guarulhos até o dia 2 de agosto, é composta pelos seguintes representantes: Maria José Morenos Cunha, secretária de Infraestrututura, Urbanização e Meio Ambiente e chefe da equipe; Sérgio Rene Sabão, técnico na área de Planificação Estatística do Orçamento Municipal; Delfim Ali Salimo, técnico na área de Planificação Energética de Eletricidade de Moçambique; Chaual Muride Faquira, técnico de Planificação e Monitoria do Fundo de Investimento e Patrimônio de Abastecimento de Água; e Luis Pereira Mussa, chefe do Cadastro.
Comments