Renata Boulos assina uma carta compromisso com a Unicef em nome de prefeitos do Mercosul
- balancocri
- 21 de jul. de 2014
- 2 min de leitura

Foto: Divulgação
A coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura de Guarulhos, Renata Boulos, esteve no Rio de Janeiro no último dia 2 para participar do III Seminário Gestão Esportiva FGV – FIFA Master Alumni, que contou com a participação do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do presidente da FIFA, Joseph Blatter, além de representantes de organismos das Nações Unidas (ONU), da organização da Copa do Mundo FIFA 2014, das Olimpíadas Rio 2016 e de corporações do setor privado.
Neste evento foi apresentado o Projeto Vamos Jogar, da Unicef, que prevê a mobilização cidadã para garantir o direito de acesso de crianças e adolescentes ao esporte e às práticas recreativas. A primeira etapa consiste na construção de indicadores, para que os prefeitos tenham ferramentas para avaliar a situação da gestão do esporte de seus municípios.
Em nome da Rede Mercocidades, a coordenadora assinou uma carta compromisso com a Unicef, representada pela diretora do escritório do Rio de Janeiro, Luciana Phebo, por uma atuação conjunta para promover o esporte para o desenvolvimento em toda a região do Mercosul, através da iniciativa Vamos Jogar.
Desta forma, estas instituições assumiram o compromisso de assinar um termo de cooperação com os seguintes objetivos: monitorar a situação do direito ao esporte das crianças e adolescentes nas 286 cidades pertencentes à Rede Mercocidades; avançar na elaboração de políticas públicas que garanta o direto ao esporte e à recreação para as crianças e adolescentes entre os países do Mercosul, especialmente as mais vulneráveis e incentivar e fortalecer a participação de crianças e adolescentes na discussão do direito ao esporte seguro e inclusivo.
Renata enfatizou a importância desta iniciativa, que segue as diretrizes da Rede Mercocidades por uma integração não somente econômica, mas política, social e cidadã. “Esta parceria com a Unicef demonstra a preocupação dos prefeitos do Mercosul com a questão da inclusão social, em especial das crianças e adolescentes pelo direito ao esporte, além da necessidade de construir políticas sociais para fomentar esta integração regional”, disse a coordenadora.
Comments