Coordenadora participa do Fórum Mundial de Cidades pelos Direitos Humanos na Coreia do Sul
- balancocri
- 4 de jun. de 2014
- 2 min de leitura

Renata Boulos faz apresentação na Coréia
A coordenadora de Relações Internacionais, Renata Boulos, participou entre os dias 15 e 18 de maio, do Fórum Mundial de Cidades pelos Direitos Humanos, realizado em Gwangju, na Coréia do Sul. O Fórum é organizado pela Cidade Metropolitana de Gwangju, em cooperação com o Centro Internacional de Gwangjue a Fundação Coreana de Direitos Humanos.
Sob o tema "Para uma Aliança Global de Direitos Humanos de Cidades para Todos e Todas”, o fórum é uma reunião anual dos principais atores envolvidos e interessados na construção de uma cidade de direitos humanos. Do lado brasileiro, além de Renata Boulos, participaram o presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Tadeu, e o diretor do Instituto Polis, Nelson Saule.
Renata Boulos participou de reuniões que antecederam a inauguração do evento, com destaque para a sessão de iniciativas e casos. Neste espaço, Renata compartilhou a experiência da cidade de Guarulhos e enfatizou a importância da participação em Redes de Cidades como uma forma de contribuir para a implementação de direitos humanos.
Nesta mesma perspectiva, destaca-se a sessão que abordou os papéis e mecanismos do governo e de instituições locais, debatendo estratégias de direitos humanos, da contribuição da sociedade civil e os desafios de governos locais na tradução de políticas de direitos humanos para o dia-a-dia da cidade.
Na plenária, posterior à cerimônia de inauguração, a coordenadora participou da mesa “Direitos Humanos e Governos Locais”, na qual compartilhou a trajetória da Coordenadoria de Relações Internacionais, a cidade como ator no cenário internacional, o papel na Rede Mercocidades e a experiência como cidade aeroportuária, neste caso, sobre o Posto de Atendimento Humanizado ao Migrante, localizado no Mezanino do Terminal 1 no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.
Como conclusão das atividades do evento, realizou-se a reunião da Comissão de Inclusão Social, Democracia Participativa e Direitos Humanos de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), coordenada por Eva Garcia Chueca. Guarulhos se posiciou de forma atuante nesta comissão, inclusive almejando sediar a próxima reunião. Como complemento, ocorreu visita técnica ao centro de apoio e atendimento às vítimas do massacre de 18 de maio de 1980 (4.170 estudantes), como também de uma cerimônia de velas em homenagem aos 280 jovens estudantes mortos em um naufrágio, em abril deste ano.
Comments