top of page

Representantes do FMDV visitam Projeto Favela Vital Brasil

  • balancocri
  • 3 de set. de 2013
  • 2 min de leitura

Foto: Nícollas Ornelas


Nos dias 21 e 22 de agosto, a Coordenadoria de Relações Internacionais recebeu, no Paço Municipal, duas representantes do Fundo Mundial para Desenvolvimento das Cidades (FMDV), Mariana Flores, diretora de projetos do escritório regional para América Latina, e Mariana Nascimento, responsável de projetos da sede em Paris. O intuito da visita foi fortalecer os laços de cooperação entre a rede e a Prefeitura dando continuidade ao projeto de urbanização da Favela Vital Brasil.


O primeiro dia das representantes do FMDV na cidade foi marcado pela reunião realizada com o secretário de habitação, Orlando Fantazzini, com o gerente técnico da mesma secretaria, Luiz Gaeta, e com integrantes da Coordenadoria de Relações Internacionais.


Nesta reunião foi possível atualizar informações técnicas referentes ao projeto e reiterar o papel de cada órgão para que haja integração e fortalecimento de possíveis demandas futuras. Vale ressaltar que o FMDV utiliza de sua expertise decorrente de atuações anteriores para, com intercâmbios de funcionários técnicos, auxiliar no desenvolvimento do projeto e angariar recursos financeiros através da análise do diagnóstico.


No período vespertino, as visitantes, em conjunto com a Coordenadoria de Relações Internacionais e o gerente técnico da secretária de habitação, visitaram a Favela Vital Brasil, em Cumbica. Esta visita foi de total importância e aproveitamento para que as representantes do FMDV pudessem conhecer a complexidade para se urbanizar uma área repleta de desafios, afinal, são questões ambientais, mobilidade urbana, sociais, e riscos devido às numerosas casas irregulares construídas em área de proteção ambiental, área pública e área privada. Um diagnóstico minucioso de toda área requer um período relevante, um ano e seis meses, para ser concluído. As representantes do FMDV puderam conhecer de perto, as precárias condições que vivem os moradores desta comunidade e as mudanças benéficas ocorridas no loteamento da Cidade Satélite Industrial de Cumbica, um projeto integrado e amplo.


No final da tarde, as representantes do FMDV e os da Coordenadoria de Relações Internacionais participaram de uma reunião com o prefeito Sebastião Almeida para reiterar os laços de cooperação técnica e financeira. Almeida legitimou a continuidade do projeto para a melhoria das condições de vida da população residente na região e para o desenvolvimento de maneira consciente e equilibrado do município. “Temos que pensar políticas públicas em um âmbito mais amplo, com saúde como qualidade de vida e mobilidade urbana na qual as pessoas possam trabalhar perto de suas moradias”, disse o prefeito.


De acordo com Mariana Flores, diretora de projetos do escritório regional para América Latina, o projeto de revitalização da Favela Vital Brasil pode ser um exemplo de urbanização a ser apresentado, em 2016, na Conferência da ONU Habitat III. “O FMDV quer mostrar casos práticos de êxito e dar um recado ao mundo: Sim, as cidades podem fazer a diferença”, conclui.


FMDV

O Fundo Mundial para Desenvolvimento das Cidades (Fonds Mondial pour le Développement des Villes – FMDV) foi criado em 2010 pela iniciativa das redes Metropolis, Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e 34 membros fundadores, dentre cidades e suas redes. O Fundo é uma organização política internacional que tem como objetivo fortalecer a solidariedade e a capacidade financeira, por e entre autoridades locais. Ou seja, uma rede operacional de autoridades locais para acesso ao financiamento e trocas de expertises de projetos internacionais.


Comentarios


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page