Visita da ONU fecha primeira fase do projeto “Guarulhos Semeando o Futuro”
- balancocri
- 29 de abr. de 2013
- 2 min de leitura

Visita técnica a horta comunitária (Fotos: José Luiz)
A Prefeitura de Guarulhos recebeu na última sexta-feira, dia 26, a visita de Makiko Taguchi, representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura Urbana (FAO/ONU). Ela participou de uma visita técnica e de uma reunião com coordenadores e técnicos das coordenadorias do Fundo Social de Solidariedade, Mulheres, Relações Internacionais e da Secretaria do Meio Ambiente. O encontro encerrou as atividades da primeira etapa do projeto “Guarulhos Semeando o Futuro”.
A FAO é uma das organizações sócias do projeto coordenado por Guarulhos, que ocorre no âmbito da Rede Mercocidades e conta com o intercâmbio de experiências com as cidades de Rosário (Argentina) e Belo Horizonte (MG). O objetivo do “Guarulhos Semeando o Futuro” é capacitar mulheres para a produção de alimentos orgânicos visando garantir alimentação saudável para suas famílias e também gerar renda com os excedentes.
Segundo Makiko Taguchi, uma das grandes dificuldades das cidades é planejar o desenvolvimento urbano que garanta segurança alimentar, trabalho, renda, meio ambiente saudável e governança de qualidade para seus moradores. No caso da agricultura urbana e peri-urbana, a maior dificuldade é que os governos nacionais e locais apoiem politicamente e tecnicamente pequenos produtores. Por esta razão, a FAO está pesquisando cidades que implantaram ou estejam implantando políticas de segurança alimentar, nas quais os municípios tenham leis, departamentos e equipes direcionadas para tratar desse assunto de forma integrada.

Como Guarulhos possui esses requisitos e está em fase de implantação de projetos de agricultura urbana, a FAO decidiu que a cidade fosse uma das duas escolhidas para serem pesquisadas nesta primeira visita. Na semana passada, a representante da ONU visitou a cidade de Belo Horizonte, que já possui cerca de 20 anos de experiência no tema e também é uma das sócias técnicas do projeto “Guarulhos Semeando o Futuro”.
Por sua vez a cidade de Rosário, parceira do projeto, realizou em paralelo na última semana um seminário sobre os aportes da agricultura urbana e da florestação para a mitigação do câmbio climático, que contou com a participação de representantes de universidades norte americanas e organizações internacionais relacionados ao tema.
Mais informações sobre o projeto “Guarulhos Semeando o Futuro” estão no http://gtgsf.wikispaces.com
Comments