top of page

Em Washington, Guarulhos é destaque no combate à tuberculose

  • balancocri
  • 20 de mar. de 2013
  • 2 min de leitura

Foto: Divulgação


A convite da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e com a viagem financiada pela instituição, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Carlos Derman, apresentou nesta terça-feira (19), em Washington, a experiência de Combate à Tuberculose em Guarulhos, cidade que tem um dos mais baixos índices de incidência da doença no Brasil. A apresentação aconteceu em evento promovido pela Organização Mundial de Saúde (da ONU), na sede da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).


Nesta terça-feira (20), Derman tinha encontro marcado com congressistas americanos sobre o combate à tuberculose no mundo, representando uma das experiências de cidades mais bem sucedidas no mundo. Abaixo das médias estadual e nacional, o município possui hoje 31,4 casos para cada 100 mil habitantes, contra 38 no Estado de São Paulo e no País.


O objetivo da OMS e da Opas com a realização do evento é redobrar esforços na prevenção e controle da tuberculose nas Américas, especialmente entre as populações mais vulneráveis que vivem nas grandes cidades. Segundo dados oficiais das instituições internacionais, apesar dos avanços que a região vem obtendo no controle da doença, na América Latina e no Caribe essa enfermidade representa a segunda causa de morte por agente infeccioso, perdendo somente para as infeções pelo vírus HIV-Aids.


No mês passado, o prefeito Sebastião Almeida recebeu o convite para participar de um programa-piloto que definirá estratégias para o controle de tuberculose em grandes cidades da América Latina. Ao lado de Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia), Guarulhos foi a única cidade brasileira escolhida para fazer parte do trabalho, que será desenvolvido em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Na ocasião, estiveram na cidade para oficializar o convite a coordenadora das Ações de Controle de Tuberculose da Opas, Mirtha Del Granado, o coordenador do Programa Nacional de Combate à Tuberculose, Draulio Barreira. Eles foram recebidos pelo prefeito Almeida e seu vice, o secretário de Saúde Carlos Derman, no Paço Municipal.


Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page