top of page

Delegação sul-coreana visita Guarulhos para conhecer projeto e traçado do VLT

  • balancocri
  • 30 de out. de 2012
  • 2 min de leitura

Almeida almoça com comitiva sul-coreana que veio conhecer projeto do VLT (foto: Fabio Nunes Teixeira)


Uma delegação composta por dez pessoas, entre empresários e representantes do governo sul-coreano, esteve nesta terça-feira, dia 30, visitando Guarulhos para conhecer de perto o projeto do VLT, Veículo Leve sobre Trilhos, que deve integrar os programas de mobilidade urbana do município. Eles conheceram o traçado proposto pela administração municipal para atender a população que hoje não conta com nenhum transporte desse tipo e por enquanto não está inclusa nos programas de extensão do metrô de São Paulo.


A comitiva percorreu parte do percurso e conheceu de perto os locais por onde devem passar o VLT. Depois, eles almoçaram com o prefeito Sebastião Almeida e o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, o coordenador de Relações Internacionais, Fernando Santomauro, o secretário-adjunto da STT, Celso Masson, Antonio Roberto Marchiori, assessor jurídico da empresa Salodav Trading, responsável por tratar de assuntos coreanos no Brasil, além de empresários e diretores e advogados da STT.


Almeida, que visitou a Coréia do Sul no ano passado e conheceu o sistema do VLT daquele país, disse aos coreanos que espera que eles desenvolvam muitos projetos no país, em especial, em Guarulhos, que, segundo a delegação estrangeira, é muito bem visto, com grande potencial e de muito interesse das empresas locais.


Os coreanos voltaram ao país e devem apresentar propostas para viabilizar o projeto do VLT de Guarulhos, cujos investimentos giram em torno de R$ 1,2 bilhão, podendo ser feito através de financiamento ou por meio das PPPs (Parcerias Público/Privadas). Os contatos entre os sul-coreanos e os guarulhenses devem continuar.


O projeto pretende ligar a rodovia Hélio Smidt à avenida Timóteo Penteado, podendo chegar ao Tucuruvi, na zona norte de São Paulo. O VLT deve passar pela marginal Baquirivu, avenida Monteiro Lobado, calçadão da Dom Pedro, rua João Gonçalves, avenida Esperança e avenida Timotéo Penteado, abrindo possibilidades também para integrar o Jardim São João e a Vila Galvão. A intenção é que ele seja estendido até o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos.


O VLT é um trem urbano de passageiros que não polui o meio ambiente, por ser alimentado por eletricidade e não emite gases poluentes. Ele tem capacidade para transportar 400 pessoas, o que significa, segundo o secretário Atílio Pereira, o mesmo que 177 automóveis ou três ônibus, podendo diminuir o número de veículos nas ruas.


Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page