Guarulhos participa da 16ª Cúpula da Rede Mercocidades
- balancocri
- 13 de jan. de 2012
- 2 min de leitura
Foi realizada entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2011 a 16ª Cúpula da Rede Mercocidades em Montevidéu, no Uruguai. Durante o evento foi definida a permanência da cidade de Guarulhos como membro integrante do Conselho da Rede Mercocidades e município coordenador da Unidade Temática de Desenvolvimento Econômico Local – UTDEL em 2012.
Sob a temática “Cidadania Mercosul: Livre circulação de pessoas, um direito fundamental”, representantes municipais das cidades membro da rede se reuniram em diferentes instâncias para abordar o tema através de distintas perspectivas, e também para as reuniões anuais do Conselho e Assembléia Geral. Durante a 16ª Cúpula da Rede Mercocidades foram realizados simultaneamente os seguintes encontros:
- Seminário Laboratório de Políticas Locais;
- Seminário Inovação e Coesão Social;
- Seminário Observatório de Cooperação Descentralizada
- Seminário Regional "Universidades e Governos Locais no Mercosul"
- Mesa Redonda: Livre Circulação de Pessoas na Perspectiva de Gênero;
- Seminário “Migrações e Direitos Humanos. Abordagens a partir do Local e Regional";
- Encontro de Alcaides(as), Intendentes(as), Prefeitos(as).
A intendenta de Montevidéu, Ana Olivera, conduziu a cerimônia de abertura da 16ª Cúpula da Rede Mercocidades fazendo referência à cooperação descentralizada no processo de integração regional. Também participou da mesa o Carlos Álvares, Secretário Geral da ALADI - Associação Latino-americana de Integração.
Guarulhos, atual cidade coordenadora da Unidade Temática de Desenvolvimento Econômico Local - UTDEL, permanecerá como coordenadora do grupo. Na ocasião foi apresentado o novo plano de trabalho para 2012, que tem como principal objetivo facilitar a inserção das micro, pequenas e médias empresas no comércio regional. A UTDEL também contará com a participação de Montevidéu (Uruguai) e Morón (Argentina) como cidades subcoordenadoras, Diadema como coordenadora da Comissão de Economia Solidária e Campinas como coordenadora da Comissão de Fomento de Negócios.
No âmbito da reunião do Conselho da Rede Mercocidades, decidiu-se pela continuidade de Guarulhos como representante de uma das quatro cadeiras brasileiras existentes, ao lado das cidades de Canoas (RS), São Carlos e Várzea Paulista. Foram discutidas modificações no Estatuto da Rede Mercocidades e também aprovada a participação de outras instâncias de governos locais como membros observadores da Rede, motivada principalmente pela solicitação de ingresso do Governo do Estado de São Paulo.
Já na Assembleia Geral, foi realizado um informe de gestão por Belo Horizonte, apresentado o plano estratégico que foi desenvolvido pela Fundação Dom Cabral, informada a solicitação de ingresso de 30 novos municípios e anunciadas as coordenações das Unidades Temáticas para o próximo ano. Além de marcar o término da gestão da prefeitura de Belo Horizonte e a posse da intendenta de Montevidéu como nova Secretária Executiva da Rede Mercocidades, foi definido também que Quilmes (Argentina) será a próxima cidade a assumir a gestão da Secretaria Executiva.
Comments