“Jornada internacional na cidade sem meu carro” vai lembrar Guarulhos antiga
- balancocri
- 16 de set. de 2011
- 2 min de leitura

Exposição de carros acidentes visa chamar atenção dos motoristas/Silvio Siqueira - PMG
Para comemorar a “Jornada internacional na cidade sem meu carro”, celebrada mundialmente nesta quinta-feira (22), o município terá como referência a vida das pessoas em tempos passados.
Parte da rua Gabriel Machado, na região central, ficará fechada ao longo do dia. Ao invés do tradicional tráfego de veículos, a via pública será caracterizada com motivos que remetam ao cotidiano antigo de Guarulhos – haverá “lambe-lambe” (retratista), realejo, coreto, banco de praça etc. A iniciativa integra as atividades da Semana Nacional do Trânsito, que começaram no domingo (18) e se estendem até este fim de semana.
“Pretendemos, com isso, lembrar a sociedade atual de como a rua era um espaço de convivência pacífico e acolhedor. Precisamos resgatar essa imagem para conseguirmos ter um trânsito mais seguro e gentil, em que seja possível circular pelas ruas e avenidas com harmonia. Dessa maneira, vamos contribuir para construirmos uma cidade que seja, de fato, das pessoas”, afirma o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira. Além da caracterização histórica, a rua Gabriel Machado receberá apresentações culturais e musicais e a exposição fotográfica “Evolução histórica de Guarulhos e o transporte”.
Comemorado mundialmente em 22 de setembro, a “Jornada internacional na cidade sem meu carro” visa conscientizar sobre a dependência e o uso exagerado dos automóveis no cotidiano. A ideia é que, pelo menos nessa data, a população deixe de circular com seus veículos para seus destinos, utilizando-se de outros meios de locomoção, como o transporte coletivo e a bicicleta, ou mesmo a pé. O “Dia mundial sem carro” foi realizado pela primeira vez em 1998, em 35 cidades francesas. No Brasil, a ação teve início em 2001. Em Guarulhos, a iniciativa é lei e integra o Calendário Oficial de Datas e Eventos.
Carros Batidos
Para chamar a atenção dos motoristas sobre a necessidade de se respeitar a sinalização de trânsito, a Secretaria de Transportes e Trânsito promove uma exposição com veículos que se envolveram em acidentes.
Os carros, que ficaram expostos nesta segunda (19) voltam na quinta-feira (22) em três cruzamentos: na avenida Santos Dumont com a rua Holandesa, na avenida Paulo Faccini com a avenida Tiradentes, e na avenida Anton Philips com a avenida Guarulhos. Equipes da Secretaria distribuirão folhetos educativos e conversarão com os pedestres sobre como circular de maneira segura pelas principais vias públicas da cidade.
Comments