Guarulhos é selecionada para projeto de cooperação com cidades africanas
- balancocri
- 29 de ago. de 2011
- 1 min de leitura

Guarulhos foi uma das três cidades brasileiras selecionadas para desenvolver projetos de cooperação envolvendo cidades do Brasil e França com localidades africanas. A definição foi divulgada por meio de edital para missões precursoras de elaboração de projetos, lançado pela Agência Brasileira de Cooperação, Sub-chefia de Assuntos Federativos da Presidência da República e Frente Nacional de Prefeitos.
O coordenador de Relações Internacionais, Fernando Santomauro, esteve em Brasília recentemente para uma reunião com a diretoria da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, para definir os termos do acordo e do projeto.
O edital marca uma nova fase da ação internacional do Brasil. Com a crise econômica da Europa e Estados Unidos, as cidades brasileiras agora começam a se destacar mundialmente por suas políticas públicas, após atravessarem situações adversas e apresentarem soluções criativas que deram bons resultados.
Neste sentido, Guarulhos, que já tem um acordo de cooperação com a cidade de Maputo (Moçambique), enquanto o departamento francês de Seine-Saint-Denis mantém relações com a também moçambicana Matola, promoverão em conjunto um projeto de cooperação técnica nas áreas de gestão de resíduos sólidos e de mobilidade urbana, buscando a integração metropolitana nestes dois municípios.
Por sua reconhecida experiência com o Plano Diretor de Resíduos Sólidos, com a cooperativa de catadores e com a rápida estruturação e implantação do Bilhete Único, Guarulhos pretende contribuir nesses setores.
Atualmente o governo brasileiro financia a cooperação técnica das cidades brasileiras, principalmente com a chamada cooperação "Sul-Sul", com América Latina, Haiti e África.
留言