Cidade participa de evento da Rede Metropolis em Barcelona
- balancocri
- 6 de out. de 2010
- 3 min de leitura
epresentantes da Prefeitura de Guarulhos participam de atividades ligadas ao Conselho de Administração da rede Metropolis, na cidade de Barcelona, no nordeste da Espanha. O evento, que teve início na última terça-feira, vai até sexta-feira (8), e conta com a participação de políticos, técnicos e especialistas em gestão metropolitana de grandes cidades de todo o mundo. São representantes de mais de 100 cidades reunidos para intercâmbio de experiências.
Além dos encontros dos organismos de direção da rede Metropolis, o evento prevê a realização reuniões das comissões de trabalho Gestão do Crescimento Urbano, Governança Urbana Integrada e a Aliança para a Inovação Urbana, e ainda a assembleia geral de fundação do Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades (FMDC). O município de Guarulhos está representado pelo secretário-chefe de Gabinete, Rafael Paredes, pelo secretário de Habitação, Orlando Fantazzini, e pelo coordenador de Relações Internacionais, Fernando Santomauro.
A comissão de Governança Urbana Integrada se reuniu nesta terça e quarta-feira (dias 5 e 6). Na oportunidade, Orlando Fantazzini falou sobre o Programa de Urbanização da Cidade Satélite de Cumbica. O foco da apresentação foi a integração do trabalho social e comunitário com as ações de infraestrutura, revitalização e incentivo ao desenvolvimento econômico da região. O Programa de Urbanização da Cidade Satélite de Cumbica está entre os estudos de caso apresentados por cidades da Europa, Ásia e América Latina, que servem de referência para o Manual de Boas Práticas de Governança Urbana Integrada que a cidade de Berlim, com o apoio de instituições acadêmicas alemãs, está organizando para o lançamento mundial no ano que vem.
O chefe de gabinete Rafael Paredes participou da comissão Gestão do Crescimento Urbano, realizada também na quarta-feira (6). Ocasião em que mostrou Os novos desafios de Guarulhos: o fomento da participação ativa. Paredes apresentou as ações da Prefeitura de Guarulhos na área de inclusão social, abordando temas como participação cidadã (Orçamento Participativo), habitação (novas moradias), saneamento (tratamento do esgoto), educação e inclusão digital (novas escolas, CEUs e aprimoramento do sistema de informações geo-referenciadas do município).
Nesta quinta-feira (7), acontece a assembleia geral de fundação do Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades, com a participação dos representantes de Guarulhos. A reunião será realizada na sede da Prefeitura de Barcelona.
Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades (FMDC)
O FMDC é um instrumento de financiamento e assistência técnica, cujo objetivo é facilitar o acesso das cidades a recursos financeiros locais, nacionais e internacionais. O fundo prevê projetos pilotos na África, Ásia e América Latina. A cidade de Guarulhos tem participado do processo de criação do FMDV desde 2009 prevendo, em um primeiro momento, a cooperação técnica nas áreas em que tem se destacado como, por exemplo, Saúde e Orçamento Participativo, e buscando apoio às ações de infraestrutura em Guarulhos.
Metropolis – Associação Mundial de Grandes Metrópoles
Criada em 1984, Metropolis é uma rede de governos locais que reúne municípios com mais de 1 milhão de habitantes. Composta por mais de 100 cidades de todo o mundo, sendo apenas seis delas brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Guarulhos). A rede é um amplo fórum de debate e intercâmbio de experiências inovadoras por meio de comissões de trabalho, congressos, seminários, programas de formação e assistência técnica.
Guarulhos é membro da rede desde 2009 e participa das comissões de Eco-Regiões, Governança Urbana Integrada e Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades (FMDC).
Comments