Guarulhos participa de reunião do Conselho Mercocidades na Argentina
- balancocri
- 22 de mar. de 2010
- 1 min de leitura
O Conselho da Rede Mercocidades se reuniu na última quinta e sexta-feira (dias 18 e 19) em Tandil, na Argentina, para discutir temas de interesse comum e articular atividades de capacitação, projetos e a cooperação da Mercocidades com outras redes de governos locais. Na oportunidade, o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, foi representado pelo coordenador de Relações Internacionais do município, Fernando Santomauro.
Além dos assuntos relativos ao funcionamento de Mercocidades, o Conselho também discutiu a atuação das cidades no âmbito do Mercosul, nos organismos do bloco regional correspondente, como o Fórum Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR) e o Fundo de Cooperação para Estados e Municípios (Focem).
O Conselho de Mercocidades se manifesta em nome da rede sobre assuntos pertinentes a ela, em especial sobre processos de integração regional. O conselho também define e promove eventos, sugere ações das Unidades Temáticas e acompanha todas as ações desenvolvidas por estas unidades.
Guarulhos juntamente com Fortaleza ocupam vagas como titular no Conselho da Rede Mercocidades (biênio 2009/2010). As cidades foram indicadas por outros municípios brasileiros durante a XIV Cúpula de Mercocidades, realizada no final de agosto, em Rosário (Argentina). O Rio de Janeiro e Bagé ocupam vagas de suplente.
Rede Mercocidades
A Rede Mercocidades foi fundada em 1995, com o objetivo de promover a participação dos municípios no processo de integração regional, promover a criação de um âmbito institucional para as cidades do Mercosul e desenvolver o intercâmbio e a cooperação horizontal entre os vários membros. A rede conta atualmente com 198 cidades associadas da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia e Peru, somando uma população de 80 milhões de pessoas.
Comments