Secretário-geral da Rede Metropolis visita Guarulhos
- balancocri
- 17 de mar. de 2010
- 2 min de leitura

A cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, recebeu nesta última terça-feira (16) uma visita do secretário geral da Rede Metropolis, Josep Roig. A visita foi marcada por um encontro com o prefeito Sebastião Almeida na sede do Paço Municipal, no Bom Clima. A conversa girou em torno da participação da cidade na Rede Metropolis e o apoio às atividades promovidas pela rede na América Latina. O coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura, Fernando Santomauro, também participou do encontro.
Roig falou da importância do intercâmbio de experiências, que apesar das peculiaridades de cada local, é sempre muito positivo e da necessidade do envolvimento do Estado e do Município num trabalho conjunto que envolva também a iniciativa privada (empresários) em prol de melhorias de infraestrutura e da qualidade de vida da população. Roig também comentou a necessidade de integrar as diversas redes de cidades, como a Flacma, Metropolis e Mercocidades, e se colocou à disposição para divulgar para os demais membros da rede o Seminário de Cidades Aeroportuários, que deverá acontecer em Guarulhos em maio deste ano.
O prefeito Sebastião Almeida falou da necessidade de se tratar problemas comuns de forma coletiva, diminuindo assim seus impactos. Falou também das inúmeras parcerias, entre Prefeitura e iniciativa privada para a melhoria de diversas regiões da cidade.
Rede Metropolis
Criada em 1984, a rede reúne mais de 100 cidades de todo o mundo, todas com mais de 1 milhão de habitantes. Destas, apenas cinco são brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Guarulhos). A rede tem como proposta promover um amplo fórum de debates e intercâmbio de novas experiências. Para isso, desenvolve comissões de trabalho, congressos, seminários, programas de formação e assistência técnica.
A cidade de Guarulhos é filiada a rede desde julho de 2009 e participa de quatro comissões, sendo elas: Eco-Regiões, Governança Urbana Integrada, Banco Cidade e Rede de Mulheres.
Comments