Guarulhos realiza Seminário Nacional sobre Tráfico de Mulheres
- balancocri
- 11 de dez. de 2009
- 2 min de leitura
A Coordenadoria da Mulher, com apoio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e da Coordenadoria de Relações Internacionais, promoverá na segunda-feira, dia 14, a partir das 18h30 e na terça-feira, dia 15, das 9h às 15 horas, o “Seminário Nacional Sobre Tráfico de Mulheres com vistas à Exploração Sexual”. O evento acontecerá no Auditório do Paço Municipal, na av. Bom Clima, 90, Bom Clima.
A atividade é organizada no âmbito da Unidade Temática de Gênero e Município, da Rede de Mercocidades (UTGM), coordenada pela cidade de Morón (Argentina). A cidade de Guarulhos, por meio da Coordenadoria da Mulher, ocupa desde agosto deste ano, a posição de subcoordenadora, juntamente com a cidade de Maldonado (Uruguai).
Informar e sensibilizar as cidades parceiras sobre esta problemática; discutir o combate a tais práticas e contribuir para a elaboração de estratégias para a ação dos municípios brasileiros são alguns dos principais objetivos desta unidade temática da Rede Mercocidades. Como parte do plano de trabalho estabelecido para 2009-2010 pela UTGM, ficou definida a realização deste seminário em Guarulhos.
Além de autoridades e especialistas da cidade de Guarulhos, estarão presentes também representantes das cidades de Macaé (RJ), Contagem e Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Campinas (SP) e Morón (Argentina), entre outras.
Entre as presenças já confirmadas destacam-se Anália Belisa Ribeiro, psicóloga, especialista em direitos humanos e coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas/SP, que falará sobre a Política e Plano Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoa; Dalila Figueiredo, advogada, assistente social e presidente da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad), que abordará o tema Atendimento às Vítimas - a Experiência do Posto de Atendimento no Aeroporto de Guarulhos. Para falar sobre os Dados e Pesquisas sobre o Tráfico de Pessoas no Brasil, está prevista a participação de um representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Rede Mercocidades
O objetivo do Mercocidades é favorecer a integração das cidades do Mercosul em escala regional e estimular o desenvolvimento e a cooperação entre elas. A rede surgiu em 1995, na cidade de Assunção (Paraguai) e já conta com adesão de 213 municípios dos seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolivia e Peru. Guarulhos faz parte do Mercocidades desde 1999.
A Rede Mercocidades se divide em Unidades Temáticas, dentre as quais está a Unidade Temática de Gênero e Município. Criada em 1999, a UTGM conta atualmente com a participação de cerca de 25 cidades de países do Mercosul. O Plano de Trabalho da UTGM no período 2009-2010 abordará a questão orçamentária. O objetivo é garantir nos orçamentos das cidades participantes a alocação de recursos especificamente para as questões de Gênero e Tráfico de Pessoas.
Comentarios