Guarulhos participa de lançamento do Banco Cidades na França
- balancocri
- 6 de out. de 2009
- 2 min de leitura
O coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Guarulhos, Fernando Santomauro, representará o prefeito Sebastião Almeida num encontro com a prefeita Christine Janodet, da cidade de Orly (França), na próxima sexta-feira (9). O objetivo é delinear um acordo de cooperação que envolva várias áreas entre as duas cidades, desde o diálogo entre as empresas aeroportuárias locais e de Guarulhos até o intercâmbio de experiências de políticas públicas bem-sucedidas, que dizem respeito à relação do aeroporto com a cidade.
Orly é uma comuna francesa ligada a Val-de-Marne, com mais de 20 mil habitantes e que se estende por uma área de 6,7 km2. É sede de um dos maiores aeroportos da França, com quem mantém trabalhos ligados a políticas de inclusão social e ações ligadas à preservação ambiental.
Já Guarulhos pretende contribuir com a sua experiência na área de Orçamento Participativo (participação popular na gestão de recursos públicos) nos mais diversos segmentos, reconhecida internacionalmente. Para Santomauro os acordos de cooperação são muito importantes. “Eles abrem as portas para o intercâmbio de experiências que deram certo em diversas áreas, o que resulta em benefícios diretos para a população. Além disso, possibilidades como essa, inseridas no âmbito do Ano da França no Brasil, podem possibilitar a aproximação efetiva das cidades em todos os campos, acompanhando o movimento de aproximação destes países e trazendo a política internacional mais próxima do cidadão.”
Além de Orly, o coordenador de Relações Internacionais aproveitará a oportunidade para se encontrar com representantes das cidades de Nanterre e Saint-Denis, para discutir as possibilidades de acordos de Guarulhos com estas cidades.
Banco de Cidades
A cidade também marcará presença no encontro da Rede Metropolis que acontecerá nos dias 12 e 13 deste mês, em Paris. Na oportunidade, haverá discussões sobre a crise global e as respostas locais para lidar com os problemas (a recém-criada Comissão 6, desta organização). Além disso, participará de uma reunião extraordinária do Conselho Executivo para o lançamento do Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades, também chamado de Banco Cidades, o órgão que reúne fundos, em especial da Europa, para financiar projetos em cidades de países em desenvolvimento.
O órgão, que terá sede em Paris, começa a funcionar neste mês e já prevê projetos pilotos na África, Ásia e América Latina. Guarulhos como um dos membros fundadores pretende contribuir com cooperação técnica nas áreas em que se tem destacado e também apresentar projetos da cidade para o financiamento internacional.
Comments