top of page

Guarulhos fará parte do Conselho de Mercocidades

  • balancocri
  • 11 de set. de 2009
  • 2 min de leitura

A cidade de Guarulhos foi indicada por outros municípios brasileiros para fazer parte do Conselho de Mercocidades, órgão de direção da rede de cidades do Mercosul, durante o biênio 2009/2010. A cidade foi escolhida durante a XIV Cúpula de Mercocidades, realizada no final de agosto, em Rosário (Argentina). Na ocasião, Belo Horizonte também foi escolhida para suceder Rosário na Secretaria Executiva de Mercocidades, a partir de 2010.


A cidade de Guarulhos assumiu também dois importantes postos: a coordenação da Comissão de Economia Solidária e Empresas de Auto-Gestão e a subcoordenação da Unidade Temática Gênero e Município.


Desde que se tornou membro da Rede Mercocidades em 1999, esta é a primeira vez que Guarulhos ocupa uma posição como titular no Conselho e como cidade coordenadora. Antes, seu desempenho se resumia a participar como ouvinte nas discussões das Unidades Temáticas da rede. Com a possibilidade de ter uma atuação mais ativa, Guarulhos ganha a oportunidade de conhecer experiências que deram certo em outros municípios, principalmente nas áreas que estarão sob sua responsabilidade. A cooperação com os demais membros da rede ajudará a cidade a aprimorar trabalhos já desenvolvidos e criar novas ações, além de divulgar internacionalmente suas políticas bem-sucedidas.


Durante a Cúpula de Mercocidades, realizada uma vez por ano, os municípios membros se reúnem em assembléia geral. Oportunidade em que são oficializadas as cidades que ficarão responsáveis pela Secretaria Executiva e pelas Unidades Temáticas da rede, assim como os municípios que terão participação garantida no Conselho de Mercocidades pelos próximos 12 meses até a realização do próximo encontro. A XV Cúpula de Mercocidades está prevista para meados de setembro de 2010.


O coordenador de Relações Internacionais Fernando Santomauro representou o prefeito Sebastião Almeida nas reuniões da Cúpula; já a responsável pela Coordenadoria da Mulher Hedy Maselli participou das discussões da Unidade Temática Gênero e Município.


Coordenação e subcoordenação

Como coordenadora da Comissão de Economia Solidária e Empresas de Auto-Gestão até 2010, Guarulhos pretende contribuir para o contínuo fortalecimento do intercâmbio de informações e experiências entre as cidades da rede, incentivando ações de capacitação profissional, geração de renda e apoio a empreendimentos autossustentáveis.


No âmbito da unidade temática Gênero e Município, Guarulhos dará continuidade ao trabalho já desenvolvido sobre a questão do tráfico de pessoas. Sobre esse tema, está prevista a realização de uma atividade nacional ainda este ano, com o apoio da Unifem (agência especializada da ONU, voltada aos temas da mulher).


Rede Mercocidades

A Rede de Mercocidades foi fundada em 1995, com o objetivo de promover a participação dos municípios no processo de integração regional, promover a criação de um âmbito institucional para as cidades do Mercosul e desenvolver o intercâmbio e a cooperação horizontal entre os vários membros. A rede conta atualmente com 198 cidades associadas da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia e Peru, somando uma população de 80 milhões de pessoas.

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page