Guarulhos ingressa em rede de cooperação internacional
- balancocri
- 29 de jul. de 2009
- 1 min de leitura
O município de Guarulhos é o mais novo membro da Associação Mundial de Grandes Metrópoles (Metropolis). Composta por mais de 100 cidades de todo o mundo, sendo apenas quatro delas brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e São Paulo), a rede constitui um amplo fórum de debate, um espaço em que se analisam as preocupações dos grandes centros e se compartilham experiências inovadores por meio de comissões de trabalho, congressos, seminários, programas de formação ou assistência técnica.
Criada em 1984, a Metropolis concentra discussões de cooperação entre as cidades, envolvendo questões delicadas como segurança, infraestrutura, habitação, saúde e educação. A rede internacional é formada pelas comissões de Segurança Alimentar, Gestão do Crescimento Urbano, Governança Urbana Integrada, Megacidades, Aliança para a Inovação Urbana, Banco de Cidades e Rede de Mulheres.
Para o coordenador de Relações Internacionais de Guarulhos, Fernando Santomauro, fazer parte de uma rede desse porte é muito importante, pois dá visibilidade ao município, que estará ao lado de importantes cidades do mundo, abrindo portas para o intercâmbio de experiências bem-sucedidas em diversas áreas e resultando em impactos positivos diretos na qualidade de vida da população.
Banco Mundial de Cidades
Participar da rede Metropolis também é o primeiro passo para se associar ao Banco Mundial das Cidades, um órgão que reúne fundos, em especial da Europa, para financiar projetos em cidades de países em desenvolvimento.
O órgão, que terá sede em Paris, começa a funcionar em outubro e já prevê projetos pilotos na África, Ásia e América Latina. Guarulhos pretende ser um dos membros fundadores, por meio de cooperação técnica nas áreas em que tem se destacado como, por exemplo, Saúde e Orçamento Participativo
Comments