Delegação chinesa vem conhecer processo de lixo reciclável
- balancocri
- 10 de mar. de 2008
- 2 min de leitura
Na o início de junho, uma delegação de representantes de Puyang – cidade da China na província de Henan, ao norte de Pequim, fez uma visita técnica a Guarulhos, para conhecer como são feitas a coleta, triagem e comercialização de material reciclável na cidade.
A comitiva, presidida pelo prefeito de Puyang, Wu Lingchen, passou pelo galpão de coleta seletiva localizado no Taboão. No local, que tem capacidade para seis toneladas por dia, trabalham cerca de 25 catadores que fazem parte do programa de coleta seletiva da Coop-reciclável, com atuação na Vila Barros, Vila Fátima e Monte Carmelo. A coleta é feita semanalmente em cerca de 16,5 mil residências, 53 escolas municipais, quatro secretarias municipais e 50 empresas. Para tanto, são utilizados quatro caminhões, dois da cooperativa e dois da Prefeitura. Todo material coletado é comercializado e o dinheiro obtido é revertido para os cooperados.
A delegação chinesa visitou também a recicladora de entulho da Proguaru, que recebe diariamente cerca de 60 metros cúbicos de entulhos retirados de construções, como concreto e cerâmicos. Lá, o material passa por uma esteira, onde os resíduos são triturados e separados em quatro tipos diferentes de grânulos, o mais grosso é utilizado para sub-base em vias de asfalto e o mais fino, para calçamento.
Depois, o grupo seguiu para o aterro sanitário de Guarulhos. O local, que em seis anos recebeu cerca de 2,1 milhões de toneladas de lixo, possui um sistema moderno de escoamento e liberação de gases e líquidos. Todas as visitas foram acompanhadas pelo diretor Paulo Gonçalves do Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura.
Além de dados técnicos sobre os locais visitados, a comitiva obteve informações sobre os 13 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade, que recebem resíduos de construção, madeiras, móveis e lixo reciclável (metal, plástico e papel). Em 2007, estes locais receberam 9 mil metros cúbicos de entulho.
Desde 2005, cerca de dez delegações já passaram pela cidade em busca de conhecimento técnico nas mais diversas áreas. Elas estiveram no Hospital Municipal de Urgências (HMU) e no Hospital do Pimentas, nas secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico, no Fundo Social Solidariedade e no Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos de Guarulhos (Ipref), entre outros locais. As visitas foram viabilizadas por meio de uma parceria entre a Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico e a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais.
Comments